Nome
E-mail
Home | Notícias
Nas Caldas da Raínha mais uma boa exibição

No passado dia 25 de Agosto, nas Caldas da Rainha realizou-se a 18ª corrida da CAP televisionada em directo para a RTP,em que o Grupo teve o prazer de integrar o cartel. João Moura, António Ribeiro Telles e Vítor Ribeiro eram os cavaleiros, Montemor e Caldas, os forcados e 6 Toiros da Ganadaria Maria Guiomar Cortes Moura.

A fardação decorreu na nova casa do Diogo Campilho, na localidade de Alfazeirão. Já na praça das Caldas, encontrava-se uma bela moldura humana, a dar o mote para uma boa corrida.

O 1º toiro, que pesava 525 kg, foi pegado por Francisco Mira, forcado experiente, que só à 2ª tentativa concretizou a pega, apesar da 1ª tentativa ter feito uma viagem longuíssima. Na 1ª tentativa o toiro não entrou pelo grupo, virando para a esquerda impossibilitando uma actuação eficaz das ajudas. Na tentativa seguinte, o grupo ajudou bem, destacando-se António Corrêa de Sá, na 1ª ajuda.

O 3º toiro da noite perfilou-se José Maria Cortes. Brindou emotivamente à família Abranches Costa, e de praça a praça citou o toiro. A pronta investida do toiro não o intimidou, antes, tirou partido disso, reunindo bem. Suportou alguns derrotes mais fortes sozinho, pois os ajudas tardaram mais a entrar, valendo a sua vontade e força para ficar à 1ª tentativa. Rematou a pega o Rodrigo Pietra Torres.

O 5º e nosso último toiro foi indicado o forcado João Cabral. Filho da Terra, brindou aos fadistas e guitarristas presentes, pisou com classe e mandou. O toiro arrancou-se quando o João quis. Apesar de este o ter recebido pouco dobrado, fechou à córnea para não mais sair. Nem a viagem feita com a cara por baixo fez com que o João Cabral fosse derrotado. Consumada junta às tábuas, a pega foi rematada pelo rabejador de serviço, Rodrigo Pietra Torres.

O Grupo das Caldas, menos afortunado, pegou à 1ª, à 5ª e à 2ª, respectivamente.

O Jantar decorreu na nova casa do Diogo Campilho, até às tantas. Para fechar o mês, só falta a Corrida do Centenário do Sporting. Até lá!

Antes de encerrar a crónica, há que agradecer ao Diogo e à Sofia, a magnifica maneira como fomos recebidos em sua casa.

Noel Cardoso
29 de Agosto de 2006

Fotografias: Francisco Romeiras

Nas Caldas da Raínha mais um bom triunfo para o nosso Grupo

Francisco Mira abriu praça

Fechou-se à 2ª tentativa depois de uma 1ª cheia de emoção

O Toiro fugiu ao Grupo tendo o forcado da cara aguentado uma viagem longa

À 2ª com uma boa 1ª ajuda de António Corrêa de Sá encerrou-se uma bonita pega

Zé Maria Cortes pegou o segundo da noite

À 1ª tentativa executou uma grande pega

Uma viagem longa e dura marcaram a pega da noite

Só encerrada à porta dos cavalos

João Cabral fechou a noite com uma boa pega à 1ª tentativa

Voltar
com o apoio de