Nome
E-mail
Home | Notícias
Em Vendas Novas a geração mais nova exibiu-se em bom plano

Em tarde que terminara em chuviscos, o grupo de Montemor reuniu-se na Herdade da Ajuda para mais uma corrida. Desta feita em Vendas Novas. Ainda no rescaldo da re-inauguração do Campo Pequeno, a rapaziada foi-se juntando à volta da piscina, já que esta altura ainda fazia sol…!

Na hora de fardar, o Guiga apelou à concentração dos elementos, e nem o facto de estar fardado um grupo mais jovem, isentava a responsabilidade de bem representar o Grupo. O cartel era constituído pelos cavaleiros João Moura, Luís Rouxinol e José Prates. 2 Grupos de Forcados: Montemor e Coruche. O curro de Pégoras, sem ser muito volumoso, cumpriu e contribuiu para o sucesso do espectáculo.

Na carrinha do João José Comenda seguimos viagem para a praça. Após alguns problemas com o clarim, a corrida lá começou com um ligeiro atraso e assim com todos os intervenientes em praça fez-se um minuto de silêncio em homenagem a Fernando Camacho, relembrando o seu contributo para a Festa.

A primeira lide de João Moura frente a um pégoras colaborador, permitiu uma boa transmissão ao público, rubricando mais uma daquelas actuações que João Moura nos tem habituado.

No dia dos seus anos o grupo não poderia deixar de oferecer o primeiro toiro a João Caldeira. Com presença pisou e brindou ao público e cá de trás iniciou um vistoso cite. Com o toiro a sair por si, João aguentou o toiro, e oportunamente fechou-se, apesar da velocidade do toiro. As ajudas coesas do grupo resolveu o resto. A rematar a pega à primeira, João Tavares com uma rabejação de valor.

No terceiro da ordem, após uma boa lide do cavaleiro da terra, José Prates, João Tavares foi escolhido para a pega de caras. Após brinde ao ganadero e anfitrião do Grupo de Montemor, Dr. João Freixo, o nosso Peco iniciou o cite respeitando as tradicionais vantagens. Andou para o toiro com serenidade e, com o toiro fixado no forcado, carregou, aguentou e reuniu, embarbelando-se. Com a pronta ajuda de António Abelha, a pega foi consumada à primeira tentativa, superiormente rematado por Rodrigo Pietra Torres a sair na cara do toiro em terrenos de compromisso. 

No nosso último toiro, após boa lide de Luís Rouxinol, foi indicado o forcado Filipe Mendes para a pega de caras. Forcado que já provara o seu valor, brindou com classe a um grupo de “sevilhanas” local, e iniciou o cite bem antes de meia praça. Comum toiro muito encostado nas tábuas, a sua saída requeria alguma experiência. O Mendes andou fixou o toiro na sua figura, e no momento certo carregou, conseguindo que o seu adversário arrancasse. O toiro ensarilhou ligeiramente, obrigando a uma reunião menos ortodoxa à córnea. No entanto, as ajudas oportunas fecharam a pega logo à primeira tentativa.
 
Quanto aos nossos companheiros de Coruche pegaram dois toiros à primeira tentativa e um à terceira.

De lamentar o piso demasiado pesado que parecia ser próprio para uma competição de Beach Volley.

De regresso à Ajuda, um belo repasto nos aguardava, que muito agradecemos, bem como a óptima recepção na Ajuda.

Muito Obrigado!!!

Noel Cardoso
21 de Maio de 2006
Fotografias Francisco Romeiras

Em Vendas Novas a geração mais nova mostrou que está para o que calhar

João Caldeira em dia de aniversário recebeu a prenda que tanto queria

Com uma pega vistosa abriu bem praça à 1ª tentativa

 

João Tavares brindou ao antigo elemento e ganadeiro João Freixo

Depois de alguns percalços já nesta temporada, executou uma boa pega à 1ª

Também os ajudas estiveram em bom plano

Filipe Mendes bem embarbelado

No final, sentido de dever cumprido

Dr. Barata Freixo e Rodrigo Corrêa de Sá

Voltar
com o apoio de