Nome
E-mail
Home | Notícias
Festa Campera na Herdade da Manchoa - Um dia para recordar

Depois de uma semana chuvosa, o céu mostrou-se azul com o sol a prometer um dia agradável, na estrada todos os destinos levavam à Herdade da Manchoa, terra do Eng. Luís Rocha o anfitrião da Festa Campera tão anunciada.

Reunimo-nos no “monte”, forcados, familiares, amigos, chegava gente de todo o lado para participar no convívio. Ainda não eram onze da manhã, assentámos arraiais, aparelharam-se os cavalos, estendeu-se o farnel e deu-se início à festa.

O dia começou com uma entrada de vacas, eram vários os cavaleiros que as circundavam, trajados de curto ou de campino conduziam o gado como antigamente. Seguiu-se uma demonstração de “acoza y derriba”, já com os cavalos à carga, uma a uma, as vacas foram perseguida e derrubadas, num espectáculo de emoção e beleza. Enquanto isso todos os outros, partilhavam a merenda desfrutando de um verdadeiro dia de primavera.

Com o picador Carlos Fernandes na manga, deu-se início à tenta, Nuno Velasquez, Nuno Casquinha e Gonçalo Veloso foram os matadores de serviço que, com os seus passes deliciaram todos os presentes.

Já passava da hora de almoço, era tempo de o Grupo de Montemor fazer a sua demonstração, antigos e actuais todos quiseram aproveitar a oportunidade ou para treinar, ou no caso dos mais antigos, para matar saudades.

O dia não ficou por aí, seguiram-se mais vacas, mais cavalos, mais pegas e só quando o sol já descia no horizonte é que foi tempo de arrumar o farnel e rumar ao monte. Já debaixo de telha e para os mais resistentes foi tempo de fados e sevilhanas, que acompanhavam o copo de tinto e a boa conversa, prolongando a festa pela noite dentro.

De parabéns estão os organizadores Carlos Santos e Carlos Pegado e o anfitrião o Eng. Luís Rocha pelo dia que proporcionaram a todos os presentes, fazendo da Festa Campera na Herdade da Manchoa, um dia para recordar.

Antes do treino alguns elementos pousam para a fotografia

Mais uma para a posteridade

O garrochista Paulo Vacas de Carvalho

Francisco Godinho abriu o treino

Também os antigos elementos quiseram exprimentar, aqui Paulo Pessoa de Carvalho

Francisco Borges

Carlos Pegado

António José Pina

João Cortes, entre outros...

Alguns dedicaram o dia aos cavalos, aqui o garrochista Rui Vacas de Carvalho

Também os actuais não perderam a oportunidade de preparar a época que se aproxima, na cara da vaca o forcado João Tavares

Manuel Mata

Gonçalo Saúde

Francisco Borges Jr., entre outros...

Também o programa de televisão "Arte e Emoção" marcou presença e preparou uma peça com o Grupo

João Santos na cernelha

Manuel Vacas de Carvalho, exibiu-se a cavalo

Olha o passarinho...

No final também uma das vacas pousou connosco

Voltar
com o apoio de